Notícias




Nova garra robótica levanta gema de ovo sem quebrar

Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA. desenvolveram uma garra mecânica flexível tão precisa a ponto de erguer uma gema de ovo sem quebrá-la.
 
Ela também é capaz de segurar um fio de cabelo. Essa leveza toda é para um futuro uso em ações robóticas e na biomedicina.
 
A garra é inspirada no kirigami, técnica japonesa que consiste no recorte e na dobra de papel para criar objetos tridimensionais, uma variação da técnica do origami.
 
Os pesquisadores utilizaram a técnica para criar folhas curvas tridimensionais para desenvolver um mecanismo preciso e ao mesmo tempo delicado. O kirigami não serve apenas para criar garras, mas também uma variedade enorme de objetos para diversas aplicações.
 
“Nossa técnica é um pouco mais simples do que as técnicas anteriores para converter materiais 2D em estruturas 3D curvas e permite a criação de uma ampla variedade de estruturas a partir de materiais 2D”, afirmou Jie Yin, co-autor do artigo que detalha a técnica e professor de engenharia mecânica e aeroespacial na Universidade Estadual da Carolina do Norte.
 
Saiba mais 👉 https://bit.ly/3rdiFfF

 

Nova garra robótica levanta gema de ovo sem quebrar