Notícias




Mão robótica inovadora consegue ser forte e delicada ao mesmo tempo

Pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA, desenvolveram mãos robóticas inspiradas na habilidade e destreza das mãos humanas que conseguem alternar facilmente entre uma pegada extremamente forte e movimentos mais leves, suaves e delicados, tudo em tempo real.
 
Apelidada de FarmHand, a mão robótica foi construída com base em duas inspirações biológicas. Enquanto os dedos multiarticulados carregam todas as características de uma mão humana, a cobertura da superfície desses dedos possui um material semelhante ao encontrado nos dedos das lagartixas.
 
Assim como no réptil, o adesivo cria uma fixação forte utilizando abas microscópicas quando estão em contato com alguma superfície. Esse processo é conhecido como força de Van der Waals — força intermolecular mais fraca que resulta das diferenças sutis entre as posições dos elétrons nas partes externas das moléculas.
 
“Como resultado, criamos adesivos que podem aderir fortemente, mas que requerem pouca força para realizar essa tarefa. Além disso, eles não são pegajosos ao toque nem deixam resíduos nas superfícies onde o contato foi feito”, acrescenta o estudante de engenharia Dane Brouwer, outro coautor do projeto.
 
Continue lendo 👉 https://bit.ly/3qsJKuK

 

Mão robótica inovadora consegue ser forte e delicada ao mesmo tempo